Mais de cem anos de história e tradição.

O Cartório do Segundo Ofício de Iguatu foi criado no ano 1873, logo após a elevação do Termo da Telha para Comarca, não se dispõe da data correta de sua criação. Em 19 de setembro de 1873, foi nomeado, provisoriamente para exercer o cargo de 2º Tabelião da Telha, o senhor JOSÉ FREIRE DE CASTRO JUCÁ. No ano de 1911, foi nomeado para suceder o senhor JOSÉ FREIRE DE CASTRO JUCÁ, o senhor CESÁRIO ASSUMPÇÃO, com atribuições de Notário, Registrador de Imóveis e das Pessoas Naturais e Pessoas Jurídicas. Manteve-se na titularidade do Cartório até o dia de sua morte. Natural de UMARI, então termo de Icó, Cesário nasceu no ano de 1886. Faleceu aos 23 dias do mês de setembro do ano de 1943, com 57 anos. Após o seu falecimento, sua filha AURISTELA NOGUEIRA ASSUNÇÃO MOURA, foi nomeada para exercer o cargo de Tabeliã Interina.


... Cesário Assunção

... Auristela Assunção

Graças ao grande esforço do seu cunhado, JAIME CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE, que juntamente com o Deputado Federal, ADHAIL BARRETO CAVALCANTE, a Tabeliã Interina, AURISTELA NOGUEIRA ASSUNÇÃO MOURA, foi nomeada Tabeliã e Oficiala Registradora do Cartório do Segundo Ofício de Iguatu-Ceará. No ano de 1957, por sua livre e espontânea vontade, AURISTELA afastou-se da titularidade do Cartório ASSUNÇÃO, assumindo a titularidade, seu irmão, CÉLIO NOGUEIRA ASSUNÇÃO, no dia 16 de julho de 1958 , por ato do Governador do Estado do Ceará, FLÁVIO PORTELA MARCÍLIO. CÉLIO ASSUNÇÃO permaneceu na titularidade do Cartório do Segundo Ofício de Iguatu, até o ano de 1988, quando veio a aposentar-se. Célio Nogueira Assunção, faleceu com 67 anos, no dia 13 de março de 1992. No dia 09 de setembro de 1988, por ato do Governador do Estado, TASSO RIBEIRO JEREISSATI, foi nomeado para assumir o Cartório do 2º Ofício de Iguatu, seu atual titular, EXPEDITO WILLIAM DE ARAÚJO ASSUNÇÃO.



Tradição e reconhecimento público.

Após o falecimento do senhor Célio Assunção, o Cartório ASSUNÇÃO, que tinha sua sede na Rua César Magalhães, nº 101, Centro, mudou-se, instalando-se na Rua Cel. Virgílio Correia, nos fundos do prédio da DIMOL, que fazia frente para a Rua Floriano Peixoto, logradouros muito conhecidos na cidade. Posteriormente, mudou-se para a Rua Deputado Adahil Barreto, nº 65, antiga Rua César Magalhães, esquina com a Rua Senador Pompeu. No final do mês de julho de 2016, o Cartório ASSUNÇÃO instalava-se na Rua Dr. João Pessoa, nº 664, Centro, sua atual sede, sendo considerada por muitos, como uma das mais modernas do interior cearense. O Cartório ASSUNÇÃO traz consigo uma experiência de mais de 100 anos nos serviços extrajudiciais, em obediência a nova legislação estadual, com a extinção das antigas Escrivanias do Cível. Seu atual Tabelião, Expedito William de Araújo Assunção, mantendo a tradição da “família ASSUNÇÃO” aos longos desses 100 anos, mantém junto ao público uma sedimentada imagem de credibilidade e ética, trabalhando sempre para se modernizar e oferecer bons serviços ao público.

... Célio Assunção